Genfest 2012

Genfest 2012 reunirá 12 mil jovens de todo o mundo em torno da fraternidade universal
Mais de 100 jovens do Nordeste, 590 de todo o Brasil participarão do evento que tem como título “Let’s Bridge” e propõe “Construir Pontes” de fraternidade entre as pessoas. O GENFEST será em Budapeste, na Hungria, de 31 de agosto a 2 de setembro.

As delegações do Brasil partem na próxima semana. A do Nordeste, ao meio dia da terça-feira, 28 de agosto, do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes — Gilberto Freyre. Esta é a 10ª edição do Genfest, uma grande “celebração” da juventude, organizada pelo Movimento Jovens Por Um Mundo Unidos, expressão juvenil do Movimento dos Focolares.

O título “Let’s bridge” (“Vamos construir pontes”) traduz, em manifestações das mais diversas, a ideia da UNIDADE, que é ao mesmo tempo experiência de vida e motivação de ações sociais desses jovens. A cidade de Budapeste, que faz fronteiras com Oriente e Ocidente, se tornará a “capital da unidade”.

O ginásio de esportes com 12.500 lugares e as pontes que atravessam o rio Danúbio serão os cenários para encontros, mostras e shows preparados pelos mais de 3 mil voluntários de todo o mundo que estão trabalhando há meses pelo Genfest. Serão abordadas temáticas ligadas à economia, arte, política, aos problemas sociais, o diálogo entre as religiões, valores humanos, ecologia e comunicação. E o contexto de internacionalidade levará cada participante a construir pontes de fraternidade, em primeira pessoa e junto com os demais.

Durante o Genfest 2012, será lançado o Projeto Mundo Unido (United World Project – UWP, na sigla em inglês), iniciativa de amplo alcance, que será realizada em três fases e tem como objetivo final promover a criação de um Observatório Permanente mundial sobre a fraternidade e obter o reconhecimento junto à ONU.

O Projeto Mundo Unido vai se articular em três fases: Network (a rede), Watch (o observatório), Workshop (o laboratório).

• Mundo Unido NETWORK: tecer uma rede de jovens, no mundo inteiro, aos quais é pedido um compromisso pessoal, com a própria assinatura. Tem como finalidade aprofundar as exigências de uma cultura de fraternidade universal e o empenho em viver a “regra de ouro”: “faça aos outros o que gostaria que fosse feito a você”. Esta primeira fase do projeto iniciará durante o Genfest, com a primeira coleta de assinaturas, e continuará até o começo da próxima Semana Mundo Unido, dia 1º de maio de 2013, quando o Observatório Permanente será constituído oficialmente.
• Mundo Unido WATCH: constituir um Observatório Internacional Permanente para examinar ações e iniciativas que foram, de fato, capazes de gerar um “incremento de fraternidade” no âmbito social, econômico, cultural e político do planeta. Avaliará indicadores de coesão social, de paz, de acolhida e de diálogo entre pessoas de diferentes crenças e culturas, de interdependência, de reconhecimento dos direitos, de perdão e reconciliação, de inclusão e integração, de redução de desigualdades, de respeito e atenção ao meio ambiente. O Observatório deverá promover também iniciativas culturais específicas.

• Mundo Unido WORKSHOP: requerer que a ONU reconheça o interesse internacional da Semana Mundo Unido, confirmando e dilatando ainda mais o evento anual que há mais de quinze anos reúne os jovens dos Focolares – e muitos outros – no compromisso de dar voz à fraternidade universal. O processo de reconhecimento junto à ONU já foi iniciado.

Grande parte da programação do Genfest será transmitida ao vivo pela internet pelo site http://www.genfest.org

Além de fazer representar no GENFEST por 590 jovens, o Brasil contará com iniciativas locais para possibilitar a participação de um maior número de pessoas.

Outras informações: http://www.genfest.org.br e http://www.facebook.com/genfest.pt

Informações para a imprensa
Marcos Beltramin
marcosbeltramin@gmail.com

Para o Nordeste:
Andréa Moreira
jornalista_andreamoreira@yahoo.com.br e 82 9620 2195 ou 8812 0034

Para Pernambuco:

Para a Bahia:

Para o Ceará:

Para Alagoas:

Para Sergipe:

Para a Paraíba:

Para o Rio Grande do Norte: